O melhor do Congresso da Academia Americana de Oftalmologia 2017 em New Orleans - por Natália Moreno

03/12/2017

Natália Moreno: Oftalmologista em Rio Branco, AC. Residência Médica pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Doutorado em Doenças Externas  pela Unifesp. Professora da Universidade Federal do Acre. Atua nas áreas de Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.

  A Academia Americana de Oftalmologia, fundada em 1896, vem se tornando ao longo dos 
anos a maior comunidade de oftalmologista do mundo. Com o objetivo de proteger a visão e servindo de apoio tanto para os profissionais médicos quanto aos pacientes e público no geral. Ser membro da Academia Americana de Oftalmologia nos proporciona uma constante atualizaçãatravés de suas diversas ferramentas, com uma gama de materiais impressos e eletrônicos.
  O Congresso Anual da Academia Americana de Oftalmologia é o maior e um dos mais importantes encontros oftalmológicos da atualidade. Normalmente é um evento de quatro dias e dois dias antes ocorre o dia das especialidades. Esse último vem ganhando uma grande importância nos últimos anos e mergulhamos no que há de mais novo em técnicas, inovações e questionamentos dentro de nossa especialidade.
  Esse ano o encontro ocorreu entre os dias 11 a 14 de novembro em New Orleans com mais de 32 mil inscritos. New Orleans é a cidade mais populosa do Estado de Luisiana com cerca de 350 mil habitante. Foi vítima do furacão Katrina em 2005 e nos mostra uma recuperaçãfantástica  em poucos  anos.   Uma  cidade   aconchegante que vem  recebendo o encontro da Academia Americana há alguns anos e é sempre agradável andar pelas ruas da cidade ao som de um bom jazz.
  O evento nos ofereceu simpósios, cursos de instrução, filmes, exposições e pósteres das mais diversas áreas da oftalmologia. Um dos melhores simpósios foi o Ophthalmic Premier League: A Team Video Competion on Managing Cataract Complications. Foi fantástico! Além de nos mostrar o que há de mais novo em técnicas da cirurgia de catarata como a utilização  do dispositivo de fragmentação endocapsular do cristalino e como lidar com algumas situações inesperadas, a performance dos   apresentadores, que nos fez entrar no mundo do rock, foi surpreendenteHouveram outros cursos com excelentes vídeos de cirurgias, consolidando também o implante  das lentes intra-oculares trifocais e utilização do laser de femtosegundo nas facectomias.
  Nos cursos e simpósios na área de Córnea demonstrou-se a difusão e vantagens das técnicas de DMEK e PDEK, além da consolidação do Crosslinking na progressão do ceratocone, inclusive na infância. Assim como, estudos diminuindo o tempo de aplicação da luz UV com o aumento da irradiância, apesar de necessitar de mais estudos.
  No glaucoma, um dos melhores cursos que participei foi uma atualização dos principais e recentes trials, em que questiona-se o tratamento dos hipertensos oculares sem alterações de campo visual ou de nervo óptico. Uma dúvida sempre presente no nosso dia a dia.
  Nos últimos congressos da Academia Americana, têm-se dado uma grande importância aos cursos de gerenciamento de clínicas oftalmológicas. Dicas de utilização de ferramentas de marketing e websites nos motivam a melhorar a administração de nossos empreendimentos. A implantação de websites é uma realidade tão marcante que partem do princípio que todos nós já temos nossos próprios websites assim como temos um número de contato! Não podemos deixar de mencionar a imensa área comercial, com a demonstração de lançamentos nas diversas áreas da oftalmologia.
  Enfim, mais um brilhante Congresso da Academia Americana de Oftalmologia e já ansiosa pelo próximo ano. Nos encontramos em Chicago em 2018!



Postagens mais visitadas deste blog

Com o fim do Epitezan, veja o que prescrever em substituição

Nota de Falecimento: Dr Etelvino Teixeira Coelho

Operação Hoder da Polícia Federal prende médico e gestores por fraudes em distribuição de colírios para Glaucoma em 4 estados